O Lama Jigme Lhawang, presidente do Instituto de Ciências Contemplativas do Brasil, atuou como Colaborador do Projeto de Extensão “Práticas Meditativas (Mindfulness), Educação e Qualidade de Vida”, coordenado pelo Instrutor Voluntário Dr. Alex Terzi, docente do Instituto Federal de São João del-Rei, e desenvolvido em 2019.
Neste projeto, foram aplicadas as práticas de Kindfulness na ação “Meditação na UFSJ”, em que um público médio de 50 pessoas dela participavam semanalmente.
Atualmente, o Lama e Alex estão juntos em outro projeto de Extensão de Kindfulness para promoção da qualidade de vida no contexto do isolamento social em razão da pandemia.
Segue o texto sobre a extensão mencionada acima:
Kindfulness em projeto de Instituto Federal para promoção de qualidade de vida em tempos de Coronavírus
O Lama Jigme Lhawang, diretor do Instituto Ciência Contemplativa, participará, como colaborador, do projeto de Extensão “Práticas meditativas (Mindfulness) para a promoção da qualidade de vida no contexto de enfrentamento ao Covid-19”, coordenado pelo Prof. Dr. Alex Terzi, membro da equipe que desenvolve o programa de Kindfulness, sob a orientação do Lama.
O projeto tem por objetivo desenvolver uma série de ações, que terão por base a aplicação de práticas meditativas (Mindfulness e Kindfulness), a um público-alvo constituído por discentes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, bem como por pessoas da comunidade externa.
Será oferecido um curso, com duração de 8 semanas, para vivência de práticas meditativas Kindfulness, inteiramente online, a um grupo de 30 participantes.
Outras ações integram o projeto como a produção de vídeos sobre meditação e a reunião virtual do grupo “Medita IF”, destinado a educadores interessados em práticas meditativas.
Espera-se que os participantes possam ter condições de desenvolver habilidades que lhes promovam uma saudável autorregulação emocional e o melhor manejo dos pensamentos, prevenindo o aparecimento de estados insalubres, como preocupação excessiva e ruminação.
Também pelas vivências meditativas, busca-se propiciar meios para a redução do estresse e da ansiedade dos participantes, nesse contexto de enfrentamento ao COVID-19, gerando, assim, uma melhor qualidade de vida e um ambiente de promoção de saúde, em seu caráter preventivo.