Deprecated: strpos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home1/cien1832/public_html/wp-includes/functions.php on line 7241

Deprecated: str_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in /home1/cien1832/public_html/wp-includes/functions.php on line 2187

Deprecated: version_compare(): Passing null to parameter #2 ($version2) of type string is deprecated in /home1/cien1832/public_html/wp-content/plugins/elementor/core/experiments/manager.php on line 166
Sobre - Ciência Contemplativa

sobre nós

O Instituto de Ciências Contemplativas do Brasil (Para Estudos Avançados da Consciência e Promoção da Saúde), fundado inicialmente pelo Lama Jigme Lhawang (Gabriel Jaeger), tem como objetivos promover, treinar e formar educadores e promotores de saúde na área das ciências contemplativas, bem como proporcionar recursos para o autodesenvolvimento e bem-estar humano.

Sobre nós

Princípios da Ciência Contemplativa

O termo “contemplativo” em latim, que deu origem à palavra “contemplação”, corresponde a palavra sânscrita bhavana na tradição oriental. O sânscrito bhavana provém da tradição contemplativa indiana onde significa cultivo, familiarização e habituação, conhecido amplamente hoje como meditação. 

Ambos os termos contemplação e meditação referem-se ao desenvolver de uma familiaridade, intimidade e proximidade cada vez mais clara e lúcida sobre a natureza da realidade. Já o termo “ciência” refere-se ao tornar-se ciente de uma verdade ou realidade antes encoberta ou desconhecida através da exploração de fenômenos objetivos, físicos e quantitativos bem como a partir de dados coletados em primeira pessoa provindos do campo fenomenal subjetivo. 

O critério para algo ser ciência deve seguir ‘princípios e procedimentos para a busca sistemática do conhecimento envolvendo o reconhecimento e a formulação de um problema, o levantamento de dados por meio da observação e da experimentação, bem como a formulação e comprovação de hipóteses’. 

Da mesma forma que a ciência objetiva vem fazendo observações e conduzindo experimentos com o apoio de instrumentos tecnológicos, a ciência contemplativa usa instrumentos subjetivos em primeira pessoa para identificar e formular fatores psico-emocionais centrais na operação saudável do organismo humano. 

Na ciência contemplativa levantam-se dados experimentais a partir de uma observação direta dos fenômenos psíquicos via a tecnologia de nosso aparato atencional e metacognitivo, desenvolvidos e refinados através de um treinamento criterioso fundado em 25 séculos de comprovação empírica.

Formação Profissional de Instrutores em Kindfulness
(Bondade Plena)

Mindfulness Integral e Harmonia Emocional aplicados à prática terapêutica, educação e à promoção da saúde

Desde 2017 a Formação Profissional de Instrutores em Kindfulness (Bondade Plena) do Instituto de Ciências Contemplativas incorpora as pesquisas e aplicações de iniciativas mindfulness no mundo e os estudos atuais sobre os efeitos das chamadas inteligências do coração – a bondade, a compaixão, a alegria apreciativa e a equanimidade.

No entanto, além de integrar todas estas abordagens, que tem suas origem nas tradições contemplativas do oriente unidas a uma perspectiva da psicologia moderna, nosso treinamento em Mindfulness Integral e Inteligência Emocional constitui em sua abordagem o desenvolvimento de virtudes, emoções construtivas e potenciais naturais e a tomada de consciência e discernimento sobre as estruturas neuropsicológicas que regem nossas experiências. Esta abordagem desenvolvida pelo nosso Instituto de Ciências Contemplativas não é nova para as tradições contemplativas orientais e para a psicologia ocidental, porém, ainda não haviam sido incorporadas no contexto terapêutico e de treinamento em Mindfulness e Inteligência Emocional de forma integrativa. Portanto, Kindfulness é uma abordagem de Mindfulness que integra estes elementos vitais para o florescimento humano.

Através das turmas de formação anuais oferecidas pelo Instituto de Ciências Contemplativas você poderá ser capacitado nessa abordagem, através de um treinamento sistematizado e acompanhado por seus instrutores, e poderá oferecê-la em contextos educacionais, empresariais, familiares, em grupo ou pessoalmente, bem como à distância — em suma, onde quer que o florescimento humano tenha espaço, esse poderá ser seu campo de atuação.

Os professores(as) do Instituto