Deprecated/home1/cien1832/public_html/wp-includes/functions.php7241

Deprecated/home1/cien1832/public_html/wp-includes/functions.php2187

Deprecated/home1/cien1832/public_html/wp-content/plugins/elementor/core/experiments/manager.php166
Artigos - Ciência Contemplativa

O passado, o presente e o futuro da Ciência Contemplativa

Este é um artigo de acesso aberto (open access) nos termos da Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações, que permite o uso e distribuição em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada, o uso não seja comercial e não sejam feitas modificações ou adaptações. Pesquisa sobre meditação, passado, presente e futuro: Perspectivas …

O passado, o presente e o futuro da Ciência Contemplativa Leia mais »

Perspectivas Asiáticas: Teorias Indianas sobre a Mente

Georges Dreyfus e Evan Thompson Resumo Este capítulo examina visões indianas da mente e da consciência, com foco especial na tradição budista indiana. Para contextualizar as visões budistas da mente, nós primeiros fornecemos uma breve apresentação de algumas das mais importantes visões hindus, particularmente as da escola Sāmkhya. Enquanto essa escola assume a existência de …

Perspectivas Asiáticas: Teorias Indianas sobre a Mente Leia mais »

A NEUROCIÊNCIA DO SOFRIMENTO

VELCRO PARA COISAS RUINS Rick Hanson Há mais de vinte anos, numa aula de neurociência para psicólogos, o professor entrou na sala com um balde grande, vestiu um par de luvas amarelas e, com um gesto teatral, tirou do balde um cérebro humano em perfeitas condições. Parecia uma couve-flor pequena, esponjosa e amarelada. Enquanto o …

A NEUROCIÊNCIA DO SOFRIMENTO Leia mais »

TERAPIA COGNITIVA BASEADA EM MINDFULNESS – Melanie Fennel e Zindel Segal

CHOQUE DE CULTURAS OU FUSÃO CRIATIVA? Melanie Fennel & Zindel Segal  Resumo.           A terapia cognitiva baseada em mindfulness cria uma parceria improvável entre a clássica tradição de meditação mindfulness, enraizada no pensamento Budista, e a mais recente, e essencialmente ocidental, tradição de ciência cognitiva clínica. Este artigo investiga pontos de congruência entre estas duas tradições …

TERAPIA COGNITIVA BASEADA EM MINDFULNESS – Melanie Fennel e Zindel Segal Leia mais »

ESTÁGIOS GRADUAIS PARA A HUMANIZAÇÃO DO SER – Lama Jigme Lhawang

Estágios Graduais Para a Humanização do Ser Lama Jigme Lhawang Escutatória Vimos na primeira aula a qualidade da receptividade, a capacidade ou disposição de nos recebermos com amor e abertura, de acolhermos o nosso observador consciente para, então, recebermos da mesma forma tudo aquilo que observamos e entramos em contato – objetos, situações e outras …

ESTÁGIOS GRADUAIS PARA A HUMANIZAÇÃO DO SER – Lama Jigme Lhawang Leia mais »

COMPAIXÃO – UMA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA – Boris Bornemann & Tania Singer

COMPAIXÃO – UMA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA Boris Bornemann & Tania Singer O Modelo ReSource ______________________ A compaixão pode ser concebida como um estado emocional e motivacional ou como uma atitude perante a vida; ______________________ Dentro da noção ampla de compaixão, podemos distinguir processos atencionais, cognitivos e socioafetivos; ______________________ Cada um desses processos psicológicos é …

COMPAIXÃO – UMA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA – Boris Bornemann & Tania Singer Leia mais »

COMPAIXÃO EM UM PANORAMA DE SOFRIMENTO – Feldman & Kuyken

COMPAIXÃO EM UM PANORAMA DE SOFRIMENTO Christina Feldman e Willem Kuyken Resumo. Neste artigo, investigamos a compaixão e seu papel nas abordagens com base em mindfulness. Compaixão é uma orientação da mente que reconhece a dor e a universalidade da dor na experiência humana, assim como a capacidade de receber esta dor com gentileza, empatia, …

COMPAIXÃO EM UM PANORAMA DE SOFRIMENTO – Feldman & Kuyken Leia mais »

MINDFULNESS E BONDADE AMOROSA – Sharon Salzberg

MINDFULNESS E BONDADE AMOROSA Sharon Salzberg   Resumo. Mindfulness, conforme é comumente usada nos ensinamentos contemporâneos sobre meditação, se refere tanto à consciência perante a experiência do momento presente, quanto à relação com a experiência sem anseio, aversão ou delusão. Todas estas três tendências habituais distorcem a nossa percepção do que está acontecendo, e nos levam …

MINDFULNESS E BONDADE AMOROSA – Sharon Salzberg Leia mais »

RECONSTRUINDO E DESCONSTRUINDO O EU: Mecanismos cognitivos na prática da meditação – Dahl, Lutz & Davidson

RECONSTRUINDO E DESCONTRUINDO O SELF: MECANISMOS COGNITIVOS NA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO Cortland J. Dahl, Antoine Lutz e Richard J. Davidson Resumo A pesquisa científica ressalta o papel fundamental de processos psicológicos específicos, em particular aqueles relacionados ao eu, em várias formas de sofrimento e florescimento humanos. Esta visão é compartilhada pelo budismo e outras tradições …

RECONSTRUINDO E DESCONSTRUINDO O EU: Mecanismos cognitivos na prática da meditação – Dahl, Lutz & Davidson Leia mais »

EMOÇÕES AGRADÁVEIS – Paul Ekman

Emoções Agradáveis Paul Ekman Loretta Stirm e seus filhos esperavam pacientemente na pista de pouso da base da Força Aérea de Travis enquanto um grupo de membros da Aeronáutica desembarcava do avião que os tinha levado de volta aos Estados Unidos. Como era o oficial superior, o tenente-coronel Robert Stirm, recém-liberto do campo de prisioneiros …

EMOÇÕES AGRADÁVEIS – Paul Ekman Leia mais »

: strpos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in on line : str_replace(): Passing null to parameter #3 ($subject) of type array|string is deprecated in on line : version_compare(): Passing null to parameter #2 ($version2) of type string is deprecated in on line